quinta-feira, 18 de julho de 2013

Democracia o Que é Isso?


Democracia! O que é isso?
             Uma verdadeira democracia é solidificada através do voto, não o voto pelo voto simplesmente, mas sim, pelo voto livre, consciente, sobretudo convicto do seu objetivo e completamente desprovido de qualquer sentimento de barganha. O fruto de uma verdadeira democracia é o árduo visível e cristalino empenho coletivo da classe política (digo, sem paixões partidárias) visando não abrir mão da continuidade da alternância no poder. Engana-se quem vive, pensa, ou apregoa existir democracia nesse país. O que a nação brasileira tem vivido extraordinariamente nos últimos dez anos, é exatamente o inverso de democracia. O que existe de fato é um projeto em curso e em avançado estado de execução para a perpetuação no poder dos atuais algozes da nação.
             Seria esse um modelo de democracia, chinês, cubano ou norte coreano! A ser implantado no Brasil?
             O pior cego não é quem perdeu a visão, e sim  quem insiste em não querer enxergar.
             Arrefeceu-se as manifestações populares, políticos e governo retomaram o procedimento habitual de sempre, enganação, tapeação, corrupção, mensalão, infração, propaganda enganosa, etc. e tal, tudo como antes no Brasil de Abrantes, saúde, educação e segurança de péssima para pior qualidade e o povo continuamente sendo sugado com a carga tributária desumana.
   Onde tudo isso vai chegar! Alguém se arrisca?
             Por não ter tentado melhorar meu país, disso minha consciência já mais me acusará. Minha resposta pessoal será nas urnas em 2014. Faxina ética e radical na política brasileira. Tenho Dito.
 
Cidadão Brasileiro. Julho 2013.

DEMOCRACIA [Do gr. demokratía.] Substantivo feminino.
1.Governo do povo; soberania popular; democratismo. [Cf. vulgocracia.]
2.Doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição eqüitativa do poder, ou seja, regime de governo que se caracteriza, em essência, pela liberdade do ato eleitoral, pela divisão dos poderes e pelo controle da autoridade, i. e., dos poderes de decisão e de execução; democratismo.
DITADURA [Do lat. dictatura.] Substantivo feminino.
1.Forma de governo em que todos os poderes se enfeixam nas mãos dum indivíduo, dum grupo, duma assembleia, dum partido, ou duma classe. [Cf. democracia (2).]
2.Qualquer regime de governo que cerceia ou suprime as liberdades individuais.
3.Fig. Excesso de autoridade; despotismo, tirania.
4. Ausência da alternância no poder
5. Injustiça


Nenhum comentário:

Postar um comentário